O Espaço Evoé e o Bacalhoeiro uniram-se para criar o Arraial 2011, num percurso pedonal com esplanadas, e dois palcos com muita animação!

2.6.11

3 de Junho

PALCO BACALHOEIRO




21h30 | Tocha Pestana

Tocha Pestana são donos de uma curta mas já vigorosa carreira, responsáveis por animarem as melhores festas e bailes, capazes de incendiarem a plateia com as suas míticas performances non‐stop, sendo já considerados um dos expoentes máximos da música dançável portuguesa.
Desde o verão de 2005 Tocha Pestana dividem‐se entre Portugal, onde percorrem o país em formato baile popular, e Berlin onde ficaram conhecidos em discoclubs como o White Trash Fast Food, Mittwoch.s Club e Bar25. 
Tocha Pestana segue uma longa linha de tecno-duos e performers, que misturam as músicas de engate com o melhor do beat moderno retocado pela energia punk. 
Tocha Pestana são inspirados por artistas como Elvis Presley, Wham!, Human League, The Cramps ou Marco Paulo.
Tocha Pestana, utilizando só um teclado, uma guitarra e duas vozes dão tudo o que têm numa intensidade explosiva com o seu público.


dj Sk
(jazz dj)
Ecléctico, adj. Do eclectismo ou a ele relativo. Que gosta de coisas e pessoas de natureza bastante diversa. Que é composto de diferentes elementos, de tendências divergentes.

4 de Junho

PALCO BACALHOEIRO


21h30 | Groove 4Tet

Um ano após a primeira colaboração juntos, o Groove4tet e Sam Barsh voltam a juntar forças para mais uma série de concertos. O Groove 4tet lançou o seu disco de estreia “ Do the Right Thing” em Julho de 2010 e desde então participou em vários festivais como Cool Jazz Talents, Out Jazz e Porto Blues Jazz Fest. 
Actuou com vários artistas da cena de jazz nacional, como o vibrafonista Jeffrey Davis, o pianista Filipe Melo e o guitarrista Mário Delgado.
Teve também colaborações com nomes emergentes do soul e hip hop português, tais como Selma Uamasse, Héber Marques, Mc Ary, Sir Scratch, Bob da Rage Sense, entre outros.
O Sam Barsh tem estado muito activo no seguimento do seu disco “ I forgot what you taught me” e esteve recentemente com o seu grupo no Blue Note de Nova Iorque.
O G4tet prepara-se para mais uma série de concertos em Portugal e Espanha com o pianista Nova Iorquino, onde irão tocar repertório de ambos.
Ambos têm material novo que irão lançar em breve e vão aproveitar esta oportunidade para tocar alguns temas novos ao vivo.

DJ Rykardo 

Um genuíno “music lover” e um coleccionador romântico de discos, sendo o jazz, funk, o latin, as músicas africanas e a soul as suas favoritas. 







PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)



22h00 | Luaangral      
(fado, música portuguesa)
Dezanove horas de um belo crepúsculo outonal. Algum espanto, muito prazer! Uma descoberta a quatro. Quatro personalidades. Uma paixão ao primeiro ouvido. Três pares de mãos que se dão... bem - na Guitarra Portuguesa, na Viola, no Contrabaixo - e duas Cordas Vocais... A partir daí, a busca... O desejo de outra dimensão...



5 de Junho




PALCO BACALHOEIRO





21h30 |  Al-jiçç

Concerto de lançamento do álbum ‘Mostar’

Al-jiçç criam melodias originais de inspiração Mediterrânea, a partir de escalas judaicas, árabes ou ciganas, que servem de mote para improvisações modais ou livres num contexto rítmico contemporâneo. Estes elementos fundem-se dando forma a uma música livre, espontânea e sem fronteiras.
Gonçalo Lopes - Clarinete-baixo
Nuno Damião - Corneta
Francisco Artur - Contrabaixo 
Vitor Costa - Bateria, Darbuka

http://al-jicc.bandcamp.com/album/mostar









PALCO PATHEO  DAS CANASTRAS (EVOÉ)


20h00 | Quarteto André Santos
(jazz)        


André Santos - Guitarra


Sérgio Rodrigues - Piano


António Quintino - Contrabaixo


Miguel Moreira – Bateria





8 de Junho



PALCO BACALHOEIRO




21h30 | João Lima, Guitarra Electrónica Portuguesa

A guitarra portuguesa é explorada “de forma particularmente criativa, oscilando o seu uso entre uma Stratocaster do Pop Rock distorcido até à mais lírica das frases que evocam o fado”. *




A intenção de utilizar este instrumento descolado da forma mais tradicional, remete-o para um ambiente mais vasto e fértil. 
O carácter plástico, determinante na apresentação do espectáculo ao público, é revelado através da utilização de vários recursos multimédia, como a vídeo-projecção e a sonoplastia. 
* Por Paulo Lameiro - Musicólogo





dj Sk 
(jazz dj)



PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)


21H30 | Cinema ao ar livre
"Saltimbancos", de Manuel Guimarães
           
Manuel Guimarães (Valemaior, Albergaria-a-Velha, 1915 — Lisboa, 1975) foi um cineasta português que se destacou pela aplicação dos princípios ideológicos do neo-realismo na arte do cinema em Portugal. No entanto, a ditadura salazarista, mais atenta às manifestações da sétima arte que às “transgressões” no domínio da literatura, impediu-o com severidade de levar a bom termo os seus propósitos artísticos.





9 de Junho

PALCO BACALHOEIRO


21h30 | Xafu

XAFU é um projecto que nasceu no numero 141 da Rua dos Remédios em Alfama, apartir dos seus habitantes, dos seus convidados, ilustres e anónimos , das partilhas de gente que vieram dos quatro cantos do mundo, EM 2010. A ideia surgiu da amizade entre Juninho Ibituruna e Xina, reflectindo-se na sonoridade caracteristica dos países lusofonos , apartir da electrónica, do sampling e dos ritmos afrobrasileiros. Juninho na percursão, bateria e efeitos, Xina na programação e teclas.
http://www.soundcloud.com/alfama141







Dj Radio Tamasheq 
(músicas do mundo)


PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)

22h00 | MagMell
(folk / medieval)

Este Trio musical surge no verão de 2010 em Lisboa, Portugal, constituído por Pedro Martinho, Bernardo Rolo e João Mendes.
A musica tocada pelos MagMell tenciona entreter e transportar o publico para o “otherworld”, o local onde eles vão encontrar espíritos e culturas anciãs.
A dança é algo que não pode faltar num concerto dos MagMell, as suas musicas animadas e energéticas fazem com que seja difícil não começar a dançar ao som delas.



10 de Junho


PALCO BACALHOEIRO




21h30 | Ummadjam

"Os Ummadjam começaram em Setembro de 2004 quando o Mini Master, o Tiago Chef e o Gil resolveram juntar-se para fazer umas jams sessions para ver se conseguiam fazer alguma coisa na onda do funk jazz fusão. O resultado foi um entrusamento imediato que embora não fosse directamente de encontro ao objectivo inicial andava lá perto e especialmente a pica que deu aos três tocarem em conjunto foi o suficiente para pegar nalgumas das malhas que tinham saído e decidir tentar estruturar as coisas e formar uma banda. A base de improviso manteve-se agora com umas malhas de referência, mas quando em Novembro a banda deu o primeiro concerto, praticamente todo improvisado, a reação positiva do público deu a força final para decidir levar o projecto para a frente. Até recentemente a banda era constituída pelos três elementos fundadores e pelo Rubi na percussão, Sofia Freire no Sax e Eduardo Viana no fender-rhodes. Depois de várias mudanças na formação da banda, neste momento os Ummadjam são constituídos por baixo, bateria e guitarra, saxofone e percussõo. Continuam a explorar a fusão de diferentes estilos musicais e a basear a sua composicao em improvisos e na espontaniedade".

dj Bailarico Sofisticado

Junto desde 1999, o trio de DJ’s Bailarico Sofisticado é conhecido pelos seus sets eclécticos, feitos de páginas rasgadas e baralhadas de uma enciclopédia vibrante de música popular.
A par da sua colecção de discos, o bem mais precioso de um DJ é a segurança do seu critério. A segurança que permite manter o sentido de humor e os ouvidos abertos, sem preocupação de gosto correcto ou fidelidade a géneros. É assim o trio Bailarico Sofisticado, composto por Bruno Barros, Pedro Marques e Vítor Junqueira. Os seus “sets” são caracterizados pelas vistas largas: aqui não há danças tribais. Quem dança a reggae, a seguir está a dançar electrónica, krautrock, new wave, oldies e um mar de músicas do mundo, que ao contrário do que a marca “world music” indica, não são um género, mas mil. (in promoção oficial do FMM Sines 2010)





PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)

22h00 | Dj Tozzo

D.J. Tozzo traz uma selecção musical variada e de todo o lado para fazer chorar e dançar todos os jeitozzos e jeitozzas que passarem pela nossa rua.

11 de Junho

PALCO BACALHOEIRO






21h30 | The Ryan O’Reilly Band (Londres, UK)
(Folk / Rock)
Os The Ryan O’Reilly Band são uma banda londrina. Estes cinco rapazes começaram a tocar na feira de Portobello Road em Nothing Hill onde conquistaram uma série de fãs.
Pouco depois, no início de 2010, gravaram o primeiro álbum "Emily" que vendeu cerca 8000 cd's.
Além disso, a banda fez outra grande conquista no Verão do ano passado: lançaram o desafio no Facebook e tiveram a primeira tournée europeia 100% agendada pelos fans! O plano funcionou tão bem que em 4 meses foram já convidados para tocar pela europa mais 5 vezes. A próxima tournée vai ser entre Portugal, Espanha e Itália e segue depois para a Suécia.
Ainda hoje tocam todos os sábados durante o dia em Portobello, onde brincam, cantam, tiram fotos com os fans e simplesmente divertem-se  a fazer o que eles mais gostam.




Dj E Todos Os Seus Problemas 
(jazz / soul / funk)


PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)




21h30 | The Fanfarrones


O desejo que move este projecto é o de experimentar as melodias e ritmos balcânicos, reformulando os arranjos dos tradicionais instrumentos de sopro, marcantes nas fanfarras, para instrumentos de cordas, tais como bandolim, banjo, guitarra eléctrica, guitarra acústica e contrabaixo. O repertório propostos varia desde os clássicos temas da música balcânica (de Goran Bregovic, Fanfarra Ciocarlia, Le Fanfarre du Belgistan, Terrafolk etc.), a musicas que nada tem a ver com o "universo balcânico", provenientes de diferentes tradições e partes do mundo, que são "fanfarronizadas" ao estilo da banda. Esta transposição passa, por exemplo, pela Tarantella Napolitana, pelos ritmos típicos do nordeste do Brasil como o Frevo e o Forró, e também pelo Folk e Rock.


André Zambi (bandolim)




Mick Mengucci (banjo)
Jacopo Guidali (guitarra eléctrica)
Eduardo Jordão (contrabaixo)
Adriano Smaldone (percussão)






12 de Junho - Santo António !!!


























PALCO BACALHOEIRO

dj Sk + Selecta Alice

Anima Nuvolari

21h30 | Anonima Nuvolari
(música italiana)
Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo aka Santo Antonio nasceu rico, em Alfama, em 1195; aos vinte anos deixou tudo e foi-se embora para Italia à predicar as virtudes da renuncia aos prazeres da vida.
Quase mil anos depois, os Anonima Nuvolari enfrentaram o caminho inverso e vão tocar no dia de Santo Antonio no Bacanal do Arralhoeiro a uma centena de metros do sitio onde ele nasceu...

Dj Menino Jesus
Do colinho do Santo António para o altar do Bacalhoeiro, os ritmos quentes e sensuais do Menino Jesus prometem deixar o rebanho em estado de graça.

Dj BotaFogo

Como não há bela sem senão, BotaFogo (diabo), tem todo o prazer em queimar as cabecinhas de todas as meninas e meninos com ritmos, melodias e magias hipnóticas oriundas de todos os cantos do planeta.


PALCO PATHEO DAS CANASTRAS

23h00 | Crooner Vieira

O entertainer Vieira promete uma noite de Sto António animada! Canta canções que foram imortalizadas pelos grandes intérpretes do século XX.
Neste one man show, Vieira canta em Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Português, naturalmente!


23h00 | Ahí Nama
















Ahí Namá é um Duo de música tradicional cubana protagonizado por Beatriz Diaz (Havana – Cuba) e Ricardo Gouveia (Luanda – Angola), formado em 2003, pouco depois da chegada da cantora e instrumentista a Portugal. Ahí Namá é um grupo musical que tem como objectivo desenvolver e divulgar os diferentes géneros que protagonizam a música tradicional cubana tais como o Son, o Mambo, o Bolero, a Rumba, o Chá-Chá-Chá, a Guaracha, a Guajira, entre outros.
















 Do seu repertório também fazem parte outros ritmos latinos igualmente celebrizados a nível internacional, como o Merengue e a Bachata da República Dominicana, ou a Cúmbia da Colômbia, que enriquecem e tornam o repertório do grupo mais vasto e colorido.















 Alegria e profundidade da abordagem musical cubana, são-nos trazidas pela experiência de 10 anos de música ao vivo em Havana por Beatriz Diaz conjuntamente com Ricardo Gouveia. Existe uma expressão bem popular naquela ilha que transmite o típico sabor cubano – essa expressão é... “Ahí Nama’!